Delivery  delivery-phone-icon   |   (11) 2101•4000  
facebook-icon2twitterinstagram
article3Já houve um tempo em que vaticinaram o fim das padarias de bairro. Supostamente, elas seriam substituídas pelas grandes delicatessens, um híbrido de supermercado, loja de presentes, restaurante e importadora, que supriria todas as pequenas e grandes necessidades que fazem do homem um consumidor voraz.

E no meio do caminho existiam ainda os próprios supermercados que, por sua vez, passaram a implantar padarias cada vez mais capacitadas para colocar em suas prateleiras uma gama infinita de itens. Que nada! As padarias da esquina se reinventaram e foram à luta, a maioria delas investindo em conforto, ampliando, sim, seu mix de produtos.


article3Como tudo, as padarias também evoluíram a partir da necessidade das pessoas. Das antigas padarias em que se compravam leite, poucos tipos de pães e alguns de doces e salgados, nas últimas décadas elas foram se transformando. Estamos cada vez mais distantes das pequenas e acanhadas padarias.

O crescimento das cidades, concentrando pessoas em áreas urbanas, a dificuldade de deslocamentos e a necessidade de refeições rápidas foram percebidas pelos empreendedores do setor. Hoje, é comum os casos de superpadarias que se transformaram em grandes centros gastronômicos. Há padarias que são referência, destacadas e premiadas.


article3De olho no aumento no número de pessoas que se alimentam fora de casa, principalmente nas grandes cidades, as padarias já estão se modernizando e ampliando seus serviços. Os estabelecimentos que antes ofereciam apenas o café com leite e o pão na chapa pela manhã, passaram a servir banquetes matinais.

Com isso, o formato delas está mudando. É comum, por exemplo, encontrar grandes bancadas que exibem diversos tipos de doces, bolos e tortas, além dos buffets de café da manhã, com frutas, sucos e cereais oferecidos aos finais semana e, em alguns estabelecimentos, também em dias úteis. As padarias estão sendo forçadas a oferecer um café da manhã mais sofisticado.


article3O tradicional pãozinho ganhou cara nova em algumas padarias de luxo de São Paulo, as chamadas "boulangeries". Variedades com nozes, cereais e frutas secas começam a conquistar o paladar dos consumidores. Devido à sofisticação nas receitas os pães começaram a ser chamados de pães gourmet.

Ao contrário das grandes padarias, que viraram uma mistura, as boulangeries são especializadas em pães. A variedade de tipos é grande, ganhando até recheios de carne seca, e a forma de produção é completamente diferenciada para que o processo de produção seja até 5 vezes mais rápido e a qualidade superior a de outras padarias comuns, levando mais qualidade.
Precisa de ajuda com sua festa ou evento em sua empresa?
© 2014 Empório Moema. Todos os Direitos Reservados | Design by Agência Cor